quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Esclarecendo dúvidas

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o NAU e o processo da avaliação em geral, a professora Regina Helena, coordenadora do núcleo, respondeu algumas perguntas para o blog.


Qual a função do NAU?

O NAU é um núcleo de avaliação da unidade tem a função de avaliar todos os trabalhos da FABICO, condições institucionais, identificando problemas e resultados já obtidos. Neste processo são ouvidos professores, alunos e técnicos-adminstrativos, ou seja, os três segmentos que constituem a comunidade fabicana.


Como funciona o processo de avaliação? Qual o destino das respostas?

Anualmente são levantados juntos aos três segmentos da comunidade suas opiniões sobre condições de trabalho, condições institucionais, resultados obtidos, projetos desenvolvidos de pesquisa e extensão, entre outros dados. Os dados são tratados e reunidos em um relatório que é encaminhado para a Direção e para o SAI (Secretaria de Avaliação da Instituição - órgão vinculado ao reitor). Fica também disponibilizado na biblioteca e no próprio NAU para chefias de departamento, coordenadores de COMGRAD e quem tiver interesse. Estes dados servem para a direção da unidade e também para a reitoria elaborarem o planejamento estratégico. De modo geral os principais problemas apontados são abordados no planejamento visando resolvê-los. Muitas vezes estas soluções demandam tempo o que dá a impressão de que o problema não esta sendo solucionado.


O que pode ser feito a partir dos resultados?

Com já mencionei, todos os dados são analisados pelos órgãos competentes visando solucionar os problemas que foram evidenciados. Por exemplo, nossos laboratórios de informática foram e estão sendo qualificados em função de avaliações anteriores, nas quais professores e alunos manifestaram seu descontamento com as condições dos mesmos. Estas avaliações serviram para o planejamento da direção que priorizou a compra de computadores.


Por que é importante uma grande participação dos alunos?

A avaliação realizada pelos alunos envolve a disciplina, as condições institucionais, como condições da biblioteca, laboratórios de informáticas, e auto-avaliação, o que permite ao aluno uma reflexão sobre suas atitudes ao longo do semestre. O objetivo é verificar os principais problemas apontados e possibilitar correções para o semestre seguinte. Esta avaliação fica disponível para o professor que ministrou a disciplina, chefias de departamento e coordenadores de COMGRAD.

Sendo uma avaliação quantitativa o numero de indivíduos que participam tornam os dados obtidos mais representativos. Por isso a participação é fundamental. Uma disciplina na qual mais ou menos 15% dos alunos responderam a avaliação, permite que se fique em dúvida se os resultados obtidos realmente representam a opinião da turma.



Participe NAU. Todas as pipocas têm que estourar.

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